quinta-feira, 3 de março de 2011

PAP de patchcolagem de morango e toalha de mesa

Oi meninas,
Vou cumprir o que prometi,  fazer um PAP sobre patchcolagem e responder dúvidas.
Vamos fazer este moranguinho.
Tenha sempre todo o material  necessário  para iniciar o trabalho. Boa qualidade do material confere excelência ao trabalho. Se desejar molhe os tecidos antes. Dê preferencia aos tecidos 100% algodão.
Voce pode fazer o risco caso não tenha um. Olha quantos desenhos eu fiz em folha de caderno para chegar no que eu queria. Tente voce consegue!
Este é o risco do morango e da folha. Passe o molde para um papel grosso e guarde para sempre que precisar usar.
O que é papel cola ou papel termocolante?
É um papel que vai colar tecido no tecido. Existe o importado que é bem caro e o nacional que é mais barato. Ele é vendido no metro ou já cortado em folhas.
Já usei os dois e posso dizer que o nacional dá para trabalhar perfeitamente.
Vamos passar o risco para o papel cola do lado liso que não é a cola.
Recortar o risco deixando uma margem
Posicionar no tecido do lado avesso e passar com ferro temperatura algodão para fixar
Fiz tambem um cabinho marrom.
Agora vamos recortar o risco já colado no tecido
Passar termolina leitosa em volta do tecido (risco) com pincel, eu uso os dedos, para não desfiar.
Voce vai querer um ótimo acabamento no seu bordado, né?!

Posicione o bordado no local. Marque certinho como voce quer que fique. Preste atenção onde vai sobrepor. Retire o papel como um adesivo deixando a cola e coloque no lugar certinho.

Passe com o ferro na temperatura algodão e já está colado.
Agora é só bordar com pontinhos caseados. Tente fazer os pontos na mesma distancia e tamanho para dar um visual legal.
Eu uso a linha Anchor em novelo
Lembram o peso de morango que eu ensinei  AQUI ,usei para compor a toalha de mesa.
Ficou assim...

A toalha de mesa de baixo eu só embainhei e a toalha pequena de cima eu preguei viés de bolinha.
Medida para toalha de mesa: Meça sua mesa, só o tampo e acrescente 20 a 30 cm de caimento para cada lado.
Faça a bainha e já está pronta.

Uma dica para o dia a dia é usar um plastico transparente sobre a toalha
A mesa da minha cozinha é quadrada, faço a toalha com 1.40 x 1.40 cm e a pequena 70x70 cm

Agora é só aproveitar e fazer pratos gostosos.

Se ficou alguma dúvida é só perguntar.
Beijos sabor morango

52 comentários:

  1. Olá Cinária
    A toalha ficou linda e o PAP muito bom!!!!!
    Bj
    Nilda

    ResponderExcluir
  2. Oi Amiga!!!!
    Adorei o pap,mas quando faço não uso termolina não!aprendi sem ela mas é bom saber assim não corro riscos né!!
    Sabe o que eu queria aprender?Costurar o vies na peça como acabamento
    Ganhei um vies lindo a Michelle e não sei costurar ele na peça com acabamento e olha que já tentei!!!!kkkkkkkkkkk vc pode me ensinar como se faz????snif snif snif.....

    beijos doces

    ResponderExcluir
  3. Amei Cinaria!!! Pena que tenho que fazer uma boneca, que já está atrasada, se não fosse assim este sábado teria uma toalha nova na minha cozinha. Mas ainda vou fazer. Parabéns, linda!

    ResponderExcluir
  4. Eu te acompanho e sei que vc ama essas toalheas né?

    Essa ficou especialmente linda, pq amo poás...rsrsrs

    Beijos

    ResponderExcluir
  5. Maravilhosa sua toalha...parabéns pela generosidade em mostrar o PAP e parabéns também pelo aniversário. Beijocas!

    ResponderExcluir
  6. Olá amiga Cinária!
    A toalha ficou linda!!!Amei esta ideia dos morangos,e o pap está bem explicadinho!!!!Eu quero fazer uma para mim!
    O papel cola eu encontro em bazares?
    bjosssss

    ResponderExcluir
  7. Nossa voce é demais,adoro os seus trabalhos,sao perfeitos.Muito obrigada pelo pap ,ficou ótimo.Vou arriscar e tentar fazer.
    Adorei sua toalha,ficou linda.bjs

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que lindo!! Adoro essas coisas que "faça vc mesmo!". A única parte que não dá pra explicar é o talento, né?? Nem todos tem, infelizmente!! Seu blog é lindo, estou te seguindo já =)

    Beijinhos!!!

    ResponderExcluir
  9. Ai que lindo, muito fofa essa toalha, adorei o pap bem explicadinho, vou tentar fazer!!!
    amei!
    bjs...

    ResponderExcluir
  10. Simplesmente MARAVILHOSA! Como sempre.

    Vou copiar (em parte) rsrs.

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Oi Cinária!
    Pára Tudo que eu eu vou ter que falar!!! Como assim???O aniversário foi seu (ontém) e somos nós que ganhamos o presente?! Um PAP muito bem feito, toalha vermelha de bolinhas e morangos = combinação perfeita! LINDA!!! Adorei! Parabéns! Bjs, Zazá

    ResponderExcluir
  12. Amei esse pap, assim, bem explicadinho e com todas as dicas...obrigada!
    Beijo:)
    Janice

    ResponderExcluir
  13. Obrigada pelo pap, bem explicadinho, não usava a termolina não, agora vou usar com certeza, amiga, que tecido vc usa pra toalha pequena?
    Minha mesa é redonda, fica legal?
    beijoss

    ResponderExcluir
  14. Ficou otímo seu Pap, muito bem explicado..Vou tentar fazer..depois de te conto como ficou. Parabéns! Um otímo carnaval para você. Bjs

    ResponderExcluir
  15. Cinária querida, eu rio de mim mesma, pq deixo recado em todos os posts qdo venho me atualizar, hehehe...
    Quero pq quero aprender essa técnica, me parece fácil,meu tempo está cheião, muita coisa ao mesmo tempo, mas é só uma fase. Aliás, só penso em dormir, hehehe...
    Vou voltar nesse post depois p aprender direitinho.
    A toalha ficou maravilhosa, imagine no aniv. da Helena?
    Beijos carinhosos,
    Nena.
    www.coracaodanena.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Bom dia,
    Não compareci no seu "niver", mesmo com atraso lhe desejo tudo de bom e parabéns!!! É que estou na correria, amanhã começa a reforma nos quartos aqui de casa e estou tendo que esvaziá-los para marido desmontar os móveis - "muvuca total"... Você costura muito bem ficou linda a toalha. A sobreposição ficou um charme.
    Bom fds,
    Ana

    ResponderExcluir
  17. Oi Cinária,
    então gostou da surpresa?Não tinha intenção de fazer vc chorar, mas precisava te homenagear, tb quem mandu vc ser tão cativante?????Amiga sua toalha de mesa de moranguinho ficou muito fofa, parabéns!
    Beijos
    Lola BH

    ResponderExcluir
  18. Olá Cinária,
    Essa toalha ficou um charme, eu amei!
    Beijos
    Bom feriado!
    Carla

    ResponderExcluir
  19. Cinária tua toalha ficou muito linda, maravilhosa, e esse pap tá muito bem explicadinho tb.
    Quero aproveitar pra deixar meu abraço pelo seu aniversario, muitas felicidades, e continue assim muito querida sempre.
    Bjs
    Leila

    ResponderExcluir
  20. Frô, a sua toalha ficou linda e o PAP um loosho só! ;oD


    Xerinhos
    paty

    ResponderExcluir
  21. Amei a toalha, Cinária! Ainda estou devendo a de cupckes prá Carol...rsrsrs.
    Bjs,Ana.

    ResponderExcluir
  22. Cinária... que coisa mais linda ficou sua toalha!!!
    Parabéns!!
    beijinhos

    ResponderExcluir
  23. Oi Cinária! Dei mais um passo no meu namoro com a toalha de morangos. Acabo de chegar com os tecidos. Agora vou fazer os riscos. Assim que terminar te conto. beijos

    ResponderExcluir
  24. Amei o pap, muito simples e facil de ser entendido...sou nova nessa tecnica e essa sua explicaçao foi um enorme presente..
    obrigada....

    ResponderExcluir
  25. Outra vez esta toalha...Sou apaixonada por ela. Já comprei o tecido há tempo, mas o tempo me falta.Vou fazer e te contar. Beijos

    ResponderExcluir
  26. Que pap maravilhoso. Amei a idéia da termolina, não usava e era muito ruim, pois desfiava muito na hora de casear.
    Bjs

    http://princesaverenissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  27. Oi Cinara, vim te visitar e amei tudo que ví, parabénsssssss!!!!!!!!!!!!A ia esquecendo vim atravez do corpo e cia conhece? kkkkk bjão

    ResponderExcluir
  28. Cínaria,que lindo ficou seu forrinho
    de mesa,um encanto.
    Adorei seu blog e já vou ficando por aqui.
    Bom fim de semana.
    Abraço.
    Cris
    http://euetudoquegosto.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Que lindo seu trabalho!! Qto carinho e bom gosto, amei!!
    Passalá no meu espaço também para uma visita.

    http://coisasdaana23.blogspot.com/

    BJo.

    ResponderExcluir
  30. Ah querida, eu é que gosto muito da sua participação e com este pap enriquecedor então... Linda demais sua toalha! Beijos e bom fim de semana!

    ResponderExcluir
  31. Achei linda sua toalha de morangos e os moranguinhos pendurados achei shol.parabens

    ResponderExcluir
  32. Muito obrigada pela explicação, claríssima, bjsss
    Maria Cristina, curitiba - Pr.

    ResponderExcluir
  33. OLÁ AMEI SEU PAP ,E GOSTARIA DE SABER AONDE ENCONTRO ESTE PAPEL TERMOCOLANTE AQUI EM SÃO PAULO E QUAL É O NOME DELE. MEU E-MAIL É :aguiar.telma@hotmail.com beijos tchal

    ResponderExcluir
  34. Oi Cinária! Conheci teu blog esta semana, adorei e resolvi te seguir! Tudo muito lindo, mas esta toalha ficou show, parabéns!
    http://tataecoisasetal.blogspot.com

    ResponderExcluir
  35. meu Deus
    que saudade me deu da minha mãe.
    eu era criança quando ela fez um jogo de cozinha de morangos pra vender.
    nunca me esqueci disso.
    menina, ficou perfeito, tão explicadinho que eu entendi.
    obrigada.

    ResponderExcluir
  36. Olá Cinária! visitei o seu cantinho e me apaixonei, pois ele é muito fofo!!! já estou te seguindo.
    Pap perfeito.
    Bjs

    ResponderExcluir
  37. oi...amei seu blog,muito lindo seus trabalhos,ja estou te seguindo,tb amo artesanato e em especial o croche.depois da uma passadinha lá no meu cantinho e vê se gosta!!!Tenha um ótimo final de semana bjinhos
    http://crochelilica27.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  38. Amei essa toalha de muito bom gosto e capricho...parabéns .Nit RJ.

    ResponderExcluir
  39. Olha eu aqui de novo rrsrs, viciada no seu cantinho, ele é umas das minhas fontes de inspiração.
    Depois que estive aqui, comprei tudo pra trabalhar com patchcolagem.
    Cinária me tira uma duvida por favor, me disseram que tenho que lavar o tecido antes, eu lavei e saiu tinta, corro o risco de manchar a toalha depois de pronta?
    bjs
    http://angelartesmantena.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  40. Coisa mais linda!!!!Quero muito aprender a fazer isso!!!

    ResponderExcluir
  41. estou aprendendo fazer esses trabalhos,pena que na minha cidade é difícil comprar materiais,mais amei o seu trabalhos vou tentar fazer esses morangos,mto lindos,bjs

    ResponderExcluir
  42. estou aprendendo fazer esses trabalhos,pena que na minha cidade é difícil comprar materiais,mais amei o seu trabalhos vou tentar fazer esses morangos,mto lindos,bjs

    ResponderExcluir
  43. parabens pelos seus trabalhos;adorei o pat do porquinho, vc pode mandar o molde dele?
    nilma@lubancos.com.br

    ResponderExcluir
  44. Explicão perfeita e ótimas dicas. Parabéns e muito obrigada por compartilhar seus trabalhos conosco!

    ResponderExcluir
  45. Explicão perfeita e ótimas dicas. Parabéns e muito obrigada por compartilhar seus trabalhos conosco!

    ResponderExcluir
  46. Explicão perfeita e ótimas dicas. Parabéns e muito obrigada por compartilhar seus trabalhos conosco!

    ResponderExcluir
  47. Explicão perfeita e ótimas dicas. Parabéns e muito obrigada por compartilhar seus trabalhos conosco!

    ResponderExcluir
  48. Explicão perfeita e ótimas dicas. Parabéns e muito obrigada por compartilhar seus trabalhos conosco!

    ResponderExcluir
  49. Explicão perfeita e ótimas dicas. Parabéns e muito obrigada por compartilhar seus trabalhos conosco!

    ResponderExcluir
  50. Explicão perfeita e ótimas dicas. Parabéns e muito obrigada por compartilhar seus trabalhos conosco!

    ResponderExcluir
  51. Eu poderia pedir um favor? Sera que você poderia colocar o pap da maça em patchwork da Mielzamelo, em seu blog ,para eu poder salvar. Pois não consigo salvar no blog dela não sei porque.Desde já agradeço.

    ResponderExcluir

Related Posts with Thumbnails